Como comprar/vender BTC no P2P com privacidade usando a BISQ
Um guia prático usando BISQ + Revolut (ou PIX... você quem sabe)
Depois de muito postergar porque eu sabia que esse tutorial seria longo, eu finalmente decidi escrever um tutorial sobre como usar a BISQ.
Para quem não conhece, a BISQ é uma plataforma que já existe há muitos anos, extremamente robusta e de alta qualidade, que funciona como uma super corretora descentralizada para ajudar P2Ps a comprar e vender da maneira mais direta e anônima possível sem intermediários.
Da última vez eu preferi falar sobre a Robosats por ser bem mais prática e permitir movimentar valores menores de maneira muito barata, enquanto a BISQ é um pouco mais complicada de configurar e lida com bitcoins na camada-base (onchain), portanto existe também um custo de transação, o que faz com que em geral seja mais usada para valores maiores (0.007 BTC ou mais).
Porém a BISQ é uma excelente plataforma e traz algumas vantagens:
Compra/venda de maneira assíncrona: você pode deixar a BISQ aberta no seu PC e ir fazer alguma outra coisa enquanto deixa as ordens de compra ou venda por lá, e depois conferir se alguém topou fazer a transação e então prosseguir. Por ser onchain, você tem prazos maiores para efetuar os pagamentos. Já a Robosats precisa que você esteja online no momento da transação.
Histórico: a BISQ começou a ser desenvolvida em meados de 2014 e continua funcionando e sendo atualizada até hoje. O modelo de arbitragem deles é muito bom e a plataforma permite bastante customização de meios de pagamento. Agora em 2024 eles lançaram a versão 2 e estão migrando aos poucos para a nova plataforma, porém as principais funcionalidades ainda estão na versão 1 onde esse tutorial se baseia.
Maior facilidade para quem não usa Lightning: se a pessoa prefere onchain, então a BISQ é o caminho, simplificando todo o processo sem a necessidade de fazer swaps depois.
Visão Geral
A BISQ é uma plataforma descentralizada para compra/venda de bitcoins. Não exige KYC em nenhum momento, roda via TOR, e possui um sistema de reputação por envolver valores maiores.
A BISQ se financia através de um token próprio (BSQ) que roda dentro da rede Bitcoin (mais detalhes aqui) cujo uso não é obrigatório em nenhum momento, mas caso a pessoa queira fazer várias transações na plataforma o uso desse token permite economizar bastante com as taxas internas (a aquisição desse token acontece dentro da própria plataforma). Não é uma shitcoin especulativa mas um token utilitário que possui algumas vantagens, mas não irei me aprofundar nisso senão o tutorial fica enorme.
Através da BISQ tanto o comprador quanto o vendedor precisam depositar um percentual da transação como colateral para caso uma das partes tente passar a perna na outra. Em caso de disputa, um mediador será acionado para tentar resolver a situação no diálogo e em caso de insucesso então um árbitro será selecionado, com o poder de decidir e também de penalizar a parte desonesta mandando o colateral para a outra parte (aconteceu comigo uma vez que o vendedor tentou me passar a perna, eu provei que havia feito a compra e saí com um extra de uns 20% rsrsrs).
Na BISQ, ao contrário da Robosats, é importante que o usuário construa reputação com o tempo. Quando você cria uma nova conta, ela não terá o “selo de verificação“, o que irá restringir os valores e meios de pagamento disponíveis para transação. Quando o usuário faz uma transação com uma conta “verificada“, então é iniciada uma contagem de 30 dias para que a conta do usuário também fique verificada. Isso é feito para desestimular vagabundos que queiram criar múltiplas contas para passar a perna em outras pessoas.
A BISQ não é um simples site como a Robosats. Ela exige a instalação de um aplicativo no computador do usuário (tem pra Win, Mac, Linux etc) e também é necessário um tempo pra sincronizar o estado atual da DAO deles. O setup é um pouco chato mas depois de configurado fica bem prático.
Ingredientes
Entrar em https://bisq.network/ e baixar o client para seu sistema operacional
Papel e caneta ou algum outro meio para anotar a seed da sua carteira BISQ offline (será criada uma nova wallet de bitcoin exclusivamente pra você usar com a plataforma) + a data de criação da carteira (para facilitar a recuperação)
Ter algum pendrive ou HD externo para armazenar o backup dos dados, caso você queira restaurar sua carteira BISQ e todas as suas contas cadastradas + reputação em um novo computador
Como fazer o básico
Depois de instalado, o programa vai começar com o gigantesco loading inicial, onde ele vai conectar com TOR, começar a receber os dados de outros clients BISQ e sincronizar tudo. Pra você não morrer de tédio, eu recomendo que você deixe fazendo isso antes de ir dormir pra acordar com o programa pronto pra uso.
Pra sua vida ficar mais fácil, ao abrir o programa, vá em Settings e já altere o idioma para Português (BR).
Nessa mesma tela de Settings, você faz uma configuração inicial onde vai indicar quais moedas deseja comprar/vender pela plataforma e quais moedas fiat você deseja usar para o processo. Vou mostrar aqui o processo usando a Revolut que já foi mencionada no tutorial da Robosats, mas você também pode colocar um banco nacional para transferências entre contas, chave PIX, ou até mesmo outras formas. Tem bastante opção. O problema é que algumas não tem liquidez nenhuma.
Remova as tranqueiras, deixe apenas as moedas fiduciárias que você pode usar e tire as shitcoins (Monero é obrigatório)
Agora abra a aba Contas no menu superior. Ali que você configura suas contas locais para envio/recebimento de fiat. Nessa tela você também tem acesso à seed da sua carteira da BISQ. É através dessa carteira que você vai depositar e sacar os bitcoins. Lembrando que essa é uma carteira local com sua própria custódia, semelhante a uma wallet de celular. Faça o backup da seed!
Na aba Fundos no menu superior, você tem acesso a manipular essa carteira bitcoin gerada pela BISQ. Para que você possa negociar na BISQ é obrigatório que você tenha bitcoin nessa carteira, mesmo se sua intenção seja comprar mais bitcoin, por conta do colateral obrigatório em cada transação. Abra a aba Receber Fundos, escolha qualquer um dos endereços da lista e mande uns bitico pra lá.
Agora volte na aba Contas, na tela de contas de moedas nacionais adicione sua conta bancária ou dados do meio de pagamento que vai querer utilizar através do botão Adicionar Conta Nova. Você verá várias opções:
Vamos ver primeiro o exemplo do PIX. Ao selecionar PIX, você pode colocar a sua chave (CPF, CNPJ, telefone ou chave aleatória) e informar os seus dados corretamente. Esses dados ficam visíveis somente quando o vendedor/comprador aceitar a sua ordem de compra ou venda de BTC.
No caso da Revolut, você precisa informar a sua revtag e também marcar somente as moedas que você vai usar:
Após salvar a conta, ela irá aparecer na sua lista de contas. Um detalhe importante é que a verificação acontece POR CONTA BANCÁRIA, e não por usuário. Isso significa que caso você tenha múltiplas contas (2 com pix, 1 pra Revolut, outra pra transferência entre mesmo banco) cada uma delas precisará passar pelo processo de verificação para você conseguir destravar limites maiores.
Agora vamos ver quais as opções para comprar bitcoin. Vou abrir a aba Comprar e ver o que tem disponível pra mim:
Essa lista é a lista para comprar usando Revolut. Veja que as ordens mais baratas ficam no topo. O percentual que aparece depois do preço indica o ágio que a pessoa está cobrando de acordo com o preço atual do bitcoin. Olha que curioso, como estamos em um mercado de alta (hoje é dia 12/6/2024) tem gente vendendo sem ágio e até com um leve deságio de -0,01!
Agora vamos ver o book do PIX:
Com PIX as pessoas estão cobrando um ágio superior. Veja que os valores geralmente são bem altos na BISQ. Para transações menores a Robosats é muito melhor.
Se você escolher comprar uma dessas ordens, você iniciará o processo da transação. A primeira coisa que a BISQ pede é pra que você pague o fee deles, que pode ser tanto em BTC (mais caro) ou em BSQ (mais barato):
Como eu já adquiri umas BSQ no passado pra economizar com fees, então eu tenho essa opção disponível. Caso contrário eu teria que pagar 10 dólares!
Lembrando que quem paga mais é sempre o tomador da ordem. Caso você não esteja com pressa, você pode criar sua própria ordem de compra personalizada dizendo o quanto você quer pagar no bitcoin e essa ordem irá aparecer na aba de venda. A pessoa que está com pressa em vender vai dar uma olhada por lá e ver se tem alguém se dispondo a comprar num preço aceitável:
Nessa aba pra vender direto tem poucas ofertas. Nesse caso, o ágio que aparece ali depois do preço é um desconto na cotação atual:
Quando uma transação é iniciada, uma transação onchain é efetuada e é necessário aguardar a confirmação dela (entrar em um bloco válido da rede). Depois disso, a transferência da fiat deve ser realizada e confirmada pelo vendedor, e o processo é finalizado. Não é necessário nem interação no chat como acontece na Robosats.
Por isso quando uma ordem é aceita, o processo todo é bem mais automático do que na Robosats. Caso você esteja vendendo bitcoin você pode deixar o client da BISQ aberto e no final do dia conferir se alguém comprou de você e então concluir a operação e liberar o saldo para a pessoa.
Recomendações
Usar PIX para transações com desconhecidos é uma opção arriscada, principalmente por conta do risco de estorno. Eu não recomendo. Prefira transferência entre contas do mesmo banco se não tiver jeito
Ao cadastrar uma conta, certifique-se que ela tenha liquidez na BISQ pra não perder tempo à toa
Ao abrir uma ordem de compra e venda você paga uma taxa que não é recuperável caso você queira cancelar a ordem depois
Talvez seja interessante para o seu cenário adquirir uma quantidade mínima do token da BISQ pra evitar pagar taxas muito altas nas negociações
Não fique muito tempo sem abrir o client da Bisq pois a sincronização pode demorar um pouco
Se você está vendendo, confira sempre se você recebeu o dinheiro corretamente antes de finalizar o trade
Se você está comprando, garanta que você salve algum comprovante da compra caso precise acionar a arbitragem
Não use quando a mempool está muito cheia. Use a Robosats
O client da BISQ é pesado, chegando a ocupar uns 2.5GB de RAM no computador. Garanta que você tenha uma máquina razoável caso queira deixar a BISQ aberta enquanto trabalha
A BISQ é meio confusa mesmo. Dá uma olhada no Youtube em mais tutoriais e na própria página deles pra tirar dúvidas
Excelente trabalho, Não conhecia a Revolut, vou pesquisar mais sobre.
Valeu pelo artigo. Quero usar a Bisq e não conhecia o Revolut. Também foi novidade a sacada de usar a shitcoin deles pra economizar taxa.